A Oração Rosacruz - Livro Os Símbolos Secretos do Rosacruzes
A oração é uma prática recomendada nas mais diversas tradições e continua sendo essencial nos rituais e práticas espirituais, independentemente de dogmas. Ao longo do desenvolvimento das pesquisas nos campos da psicologia, neurologia, psiquiatria e endocrinologia, sua eficácia também vem sendo estudada, comprovada e reconhecida — não apenas como algo mágico ou metafísico, mas também como uma prática terapêutica, especialmente quando associada à meditação e ao relaxamento.
No esoterismo, afirmamos que, quanto mais um ritual ou símbolo é repetido, mais ele fortalece a egregora ou a Corrente Oculta, permitindo-nos acesso a um reservatório energético vinculado àquele ato, símbolo, fórmula ou ritual. Portanto, as preces mais antigas e frequentemente repetidas não carregam apenas um valor tradicional ou um capricho saudosista, mas sim uma verdadeira religação, um link com esse reservatório sutil. Particularmente, considero a expressão “Palavra-Chave” bastante adequada para esse tipo de conexão.
Abaixo, apresentamos o texto e a sugestão de prática de uma prece, cujo vídeo encontra-se disponível no canal Os Mestres do Passado Rosacruz.
Esta oração rosacruz, que ao longo dos séculos vem sendo realizada em lares, oratórios e em alguns rituais específicos das Ordens Martinistas e Rosacruzes, é de domínio público (já foi publicada anteriormente).
Sugestão de Prática
A preparação natural para a oração pode ser realizada da seguinte forma:
1. Lave as mãos, o rosto e a boca. Beba um copo de água filtrada e coloque outro copo no ambiente onde realizará a prece, preferencialmente em seu oratório. Ao lavar as mãos, mentalize a intenção de se purificar interiormente.
2. Sente-se confortavelmente, com a coluna ereta.
3. Acenda um incenso. Caso tenha alergia, utilize uma pedra de cânfora, acendendo-a em um recipiente apropriado para que, ao derreter, não queime a mesa ou o local onde for colocada.
4. Acenda uma vela com a intenção de iluminar-se interiormente. Escolha um local reservado, onde possa permanecer em silêncio e sem interrupções por pelo menos 3 minutos.
5. Realize algumas respirações profundas, inspirando e expirando calmamente no seu próprio ritmo. Relaxe os músculos, acalme os pensamentos e procure concentrar-se apenas na essência do Sopro Divino que foi insuflado em nossas narinas.
Então, inicie a prece, lendo em voz alta:
Senhor,
Das tuas mãos vem todo o bem. Todas as bênçãos e todas as bênçãos vêm de Tua mão. Com Teus dedos Tu escreveste os caracteres da Natureza que ninguém pode ler a menos que tenha sido ensinado em Tua escola. Portanto, levantemos os olhos para Ti, ó Senhor, como os servos olham para as mãos de seu senhor e como as servas olham para as mãos de sua senhora, para que nos ajudes. Ó Senhor nosso Deus, quem não deveria adorar e louvar a Ti, quem não deveria glorificar a Ti, o Rei da Glória! Pois todas as coisas vêm de Ti e Te ouvem, e todas devem retornar a Ti novamente, sendo recebidas em Teu Amor ou em Tua ira. Nada pode escapar de Ti, todas as coisas devem servir a Tua honra e glória. Tu sozinho e nenhum outro és o Senhor. Tu fazes o que Tu queres com Teu poderoso braço, nada pode escapar de Ti. Tu só ajudas os humildes, os mansos e os pobres, aqueles que são devotados a Ti de todo o coração, em sua hora de necessidade, aqueles que se humilham no pó diante de Ti, para eles Tu és misericordioso. Quem não deveria Te louvar, ó Tu Rei da Glória; não há ninguém semelhante a Ti, cuja morada está no céu e em um coração santo e virtuoso perturbado. Ó Grande Deus; Tu todo em tudo! Ó Natureza! Tu toda do nada; o que mais, então, devo dizer? Não sou nada em mim, sou tudo em ti, e vivo em teu tudo a partir do nada: vive Tu então em mim, e assim me traga ao tudo em Ti. Amém!
Amém!
Símbolos Secretos Dos Rosacruzes Dos Séculos XVI e XVII
Observe a imagem acima. Se desejar, pode imprimi-la.
Agora, releia o texto em silêncio, imaginando e visualizando o que está escrito. Ore sem emitir som, apenas mentalmente.
Em seguida, permaneça alguns instantes em silêncio, meditando sobre o efeito que essa prática gerou em você.
Ao final, beba o copo d'água, pois "Das tuas mãos vem todo o Bem", ou seja, Todo o Bem foi derramado sobre esta água. Então apague a vela e descarte o incenso em um ambiente aberto.
Finalizo lembrando que, para Louis-Claude de Saint-Martin, “a prece é a respiração da alma” — uma afirmação profundamente relevante para compreendermos o propósito de uma sociedade iniciática e da própria técnica iniciática, pois ela envolve o contato com o Ser Interior, que muitas vezes se encontra adormecido e sem forças.


Comentários
Postar um comentário
Seja responsável por suas palavras, elas retornam a você!