Victor-Émile Michelet - Cronologia - Os Mestres do Passado

 Linha do Tempo: Victor-Émile Michelet


* *1º de dezembro de 1861: **Nascimento* em Paris, França. Filho de Victor Alfred Fénelon Michelet e Marie Emilie Legrand.


* *Juventude e Formação*: Estuda no Liceu de Nantes, onde conhece Stanislas de Guaita, Paul Adam e Maurice Barrès.


* *Formação em Direito*: Após concluir os estudos, muda-se para Paris e inicia sua carreira intelectual.


* *1884: **Se torna editor da *Jeune France** e colabora com Edmond Bailly na livraria Bailly. A livraria torna-se um centro de efervescência artística e esotérica, reunindo figuras como Odilon Redon, Villiers de l'Isle-Adam, Stéphane Mallarmé e Claude Debussy.


* *1887: **Participa de palestras na Sociedade Teosófica* e reencontra Stanislas de Guaita, que se torna uma figura importante em sua vida. Michelet começa a frequentar os círculos ocultistas, incluindo a Ordem Martinista de Papus.


* *1888: **Deixa a livraria Bailly* e começa a colaborar com a "Grande Revue de Paris et de Saint-Pétersbourg". A pedido de Papus, torna-se editor da revista Psique e mais tarde da Nova Humanidade (1899-1903).


* *1900: Recebe **prêmios da Academia Francesa* pelos livros Contos Aventureiros e Contos Sobrehumanos. Ganha também o prêmio Sully Prudhomme por sua antologia de poemas A Porta de Ouro.


* *1910: **Torna-se presidente da Sociedade dos Poetas Franceses*, destacando-se no mundo literário e simbolista.


* *1916: Após a morte de Papus, Michelet se envolve na criação da **Ordem Martinista Martinezista de Lyon* e no movimento de preservação da tradição martinista.


* *1920: Participa da fundação do grupo **Amigos de Saint-Martin*, com o objetivo de preservar a iniciação simples dos Superiores Incógnitos.


* *1926: Michelet se envolve com a **Sociedade de Estudos Atlantes*, proferindo palestras sobre a Atlântida.


* *1929: **Inicia a recriação da Ordem Martinista Tradicional* ao lado de Augustin Chaboseau, propondo uma versão mais mística e sem rituais de 3 graus.


* *1931: A Ordem Martinista Tradicional é formalmente criada, com Michelet se tornando seu **Grão-Mestre* no ano seguinte.


* *1937: Publica *Os Companheiros da Hierofania, uma obra que evoca suas reminiscências do ocultismo da Belle-Époque e suas interações com figuras como Papus, Guaita e Péladan.


* *29 de janeiro de 1937: É **nomeado Cavaleiro da Legião de Honra* por sua contribuição literária e esotérica.


* *12 de janeiro de 1938: Realiza sua **grande iniciação*, aos 76 anos, na Rue Monsieur-le-Prince, em Paris.


* *3 de janeiro de 1938: **Morte* de Victor-Émile Michelet, encerrando uma vida dedicada à literatura, esoterismo e ao simbolismo.


Abaixo a Biografia no Canal Os Mestres do Passado 




Leo Artaud Toledo - Os Mestres do Passado 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jean Chaboseau - O Martinismo Místico e a criação da Tradicional Ordem Martinista

O Projeto Os Mestres do Passado, Origem e objetivos

Robert Amadou - Biografia do Mestre do Saint-Martinismo